quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

DESCRIÇÃO do GIEM

O Grupo Interdisciplinar de Estudos Medievais (GIEM) é integrado ao Programa de Pós-Graduação em Letras da UFPB e ao diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. Seu principal objetivo é estimular o debate entre pesquisadores, professores, estudantes de diversas áreas sobre temas relacionados ao medievo. O GIEM se propõe a intensificar e divulgar as pesquisas individuais e comuns do grupo promovendo seminários de pesquisa e jornadas de estudo, oferecendo disciplinas a nível de Pós-Graduação, organizando publicações de ensaios, artigos críticos e traduções de textos medievais. Vinculada à ABREM(Associação Brasieira de Estudos Medievais) desde 1999, e com ativa participação em Encontros Internacionais de Estudos Medievais no Brasil e no exterior, a líder do grupo vem desenvolvendo o projeto de pesquisa "Representações de gênero da Literatura Medieval de autoria feminina", como um desdobramento da sua pesquisa doutoral sobre a escritora medieval Christine de Pizan.

LINHAS de PESQUISA















REPRESENTAÇÃO FEMININA NA LITERATURA MEDIEVAL
Objetivo: Resgatar a memória feminina através do estudo de textos precursores da escrita feminina. -Utilizar a categoria de gênero para abordagem dos textos medievais. -Difundir obras de autoria feminina a partir de sua tradução para o Português

UTOPIA E RESISTÊNCIA NA BAIXA IDADE MÉDIA
Objetivo: Identificar os principais movimentos heréticos da Idade Média; -Analisar os critérios do que se definia como heresia na Idade Média e o perfil das pessoas que eram consideradas hereges; -Identificar estratégias de resistências dos grupos excluídos na Baixa Idade Média.

Nota de esclarecimento

Devido a participação da Profª Luciana Calado Deplagne no Encontro Internacional Fazendo Gênero em Agosto, o GIEM teve que adiar a data do Seminário Interdisciplinar de Estudos Medievais da UFPB para novembro.

I Seminário interdisciplinar de Estudos Medievais da UFPB

LOCAL: Universidade Federal da Paraíba / CCHLA
DATA: 10-14 de Novembro de 2008

Em breve o programa completo