quinta-feira, 18 de maio de 2017

Minicursos

Local - Salas do CA 

MINICURSO 1

Título: O corpo que cala: A vida divina e a emancipação do corpo no pensamento de Marguerite Porète.

Profª Amanda Oliveira da Silva Pontes (UEPB)

RESUMO:
O minicurso tem o objetivo de apresentar o pensamento de Marguerite Porète no que concerne ao corpo e sua atuação dentro da mística. Procurando situar o corpo no itinerário místico proposto por Marguerite Porete, buscamos discutir o porquê desta escritora medieval rejeitar a compleição física como meio para alcançar a vida divina. Para autora e escritora do Espelho das almas Simples, o corpo não participa ou goza da experiência imediata de Deus; a natureza corpórea deve ser emancipada da substância espiritual e por isso mesmo alheado a experiência mística. Intentamos então compreender como se desenvolve este processo no trajeto indicado por Marguerite Porète para alcançar a plenitude divina e quais suas motivações para recusar a participação do corpo neste percurso.

MINICURSO 2

Título: O Latim nos hinos litúrgicos: a face clerical do medievo

Prof. Dr. Alder Júlio Ferreira Calado (UFPB)

RESUMO:

A título de exercício da Língua Latina, propõem-se para rápido estudo alguns hinos litúrgicos medievais, ainda hoje cantados (“Pange lingua”, “Veni, Sancte Spiritus”, “Adoro te devote”). De modo contextualizado, a leitura e discussões dos hinos em latim serão acompanhadas de vídeos ou áudios, com as respectivas letras.

MINICURSO 3

Título: Magia e a utopia da vontade

RESUMO:

O minicurso propõe uma discussão dividida em dois eixos principais. O primeiro é a definição do conceito de magia e os elementos que ela engloba, apresentando exemplos diversos das formas mais comuns praticadas durante os séculos XII e XIII, de acordo com os termos definidos previamente. O segundo eixo é o de apresentar duas narrativas do século XII, de Geoffrey de Monmouth, a Historia Regum Britanniae e a Vita Merlini, chamando a atenção para os elementos do mágico e do maravilhoso, analisando-os de acordo com a discussão teórica a respeito do tema. O objetivo do minicurso é o de propor uma reflexão a respeito da magia, ou, dito de outra maneira, das ferramentas que dispunham os homens e mulheres medievais para alcançar seus desejos, por um lado, e responder às necessidades mais prementes de uma vida cheia de contrastes radicais. A utopia da vontade é o desejo sempre renovado de alcançar aquilo que está para diante das possibilidades materiais imediatas dos homens da Idade Média.

Nenhum comentário: